Campeonato de Futebol suspenso no fim-de-semana das eleições legislativas 2019

O calendário de futebol foi reajustado para não coincidir com a data das eleições legislativas e a data das eleições europeias.

O acordo entre o Governo, a Liga e a Federação de Futebol permitiu que não existam jogos de futebol nos dias em que vão decorrer as eleições.

Final da Taça reagendada para um dia antes das europeias

A final da Taça de Portugal irá decorrer um dia antes do previsto. O jogo tinha sido marcado para 26 de Maio, antes mesmo do Presidente da República marcar as eleições europeias.

Marcelo Rebelo de Sousa não teve alternativa uma vez que o calendário para a realização das eleições europeias nos vários países só contemplava um único dia, o domingo 26 de maio.

Assim sendo, a única solução para evitar que houvesse futebol no dia das europeias foi antecipar um dia a final da Taça de Portugal.

Os clubes que vão jogar a final apenas são conhecidos no dia 3 de abril. Os possíveis finalistas são Sporting, Benfica, FC Porto e Sporting de Braga.

No fim-de-semana das eleições legislativas não há futebol

As eleições legislativas 2019, que estão marcadas para o domingo dia 6 de outubro não irão perder protagonismo para o futebol, uma vez que a Liga e a Federação Portuguesa de Futebol chegaram a acordo com o Governo para não haver jogos de futebol nesse fim-de-semana.

O primeira fim-de-semana de outubro tem por hábito receber sempre jogos para o campeonato mas em 2019 será diferente. Ponderou-se a hipótese de evitar apenas jogos no domingo, mas a possibilidade de passar todos os jogos para sábado iria sobrecarregar o calendário e dificultar as transmissões televisivas por ocorrem várias partidas em simultâneo.

Nesse sentido, ficou acordado que nos dias 5 e 6 de outubro o calendário será interrompido.

Desta forma, o futebol não poderá ser uma razão para o aumento da abstenção.

Os candidatos às legislativas 2019 e a Comissão Nacional de Eleições estavam preocupados com as consequências que o futebol poderia ter na taxa de abstenção.

Não seria a primeira vez que havia futebol em dia de eleições

Nas eleições autárquicas 2017, o campeonato decorreu sem interrupções com quatro jogos no dia das eleições, entre os quais um Sporting x Porto no Estádio de Alvalade.

Nas eleições legislativas 2015 houve também jogos no dia das eleições, assim como no caso das eleições europeias 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.