As Eleições Legislativas em Portugal 2019 vão ser no dia 6 de outubro, domingo.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, ouviu todos os partidos com assento na Assembleia da República e marcou a data das Eleições Legislativas 2019.
O calendário eleitoral foi definido depois das audiências dos partidos políticos com o Presidente da República. O PS, PSD e o PAN concordaram com a data 6 de outubro de 2019. O Bloco de Esquerda apenas defendeu que as legislativas deviam ocorrer em outubro, e não em setembro, mas não indicou nenhuma data concreta. O CDS-PP indicou que aceita qualquer cenário e não apresentou nenhuma data preferida. O partido “Os Verdes” indicou a data 6 ou 13 de Outubro e o PCP apenas solicitou que existisse distância entre as eleições legislativas de Portugal Continental e as regionais da Madeira.
As Eleições Legislativas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas acontecem de 4 em 4 anos, período de duração do mandato.
As eleições em setembro seriam demasiado cedo, uma vez que a campanha eleitoral iria começar em cima de agosto, mês em que a maioria dos portugueses estão de férias e o país está relativamente suspenso.
Também a necessidade de haver tempo para aprovação do Orçamento do Estado pesou na decisão, isto porque, o orçamento deve ser aprovado até dia 15 de outubro.
As eleições são normalmente num domingo e o dia 6 é o primeiro domingo do mês de outubro.
A data das próximas eleições legislativas em Portugal é 6 de outubro, domingo.
Já são conhecidas as candidaturas às legislativas 2019 e as últimas sondagens das eleições.
Eleições Legislativas Regionais da Madeira 2019
As Eleições Legislativas Regionais na Região Autónoma da Madeira, serão duas semanas antes, irão decorrer a 22 de setembro, domingo.
Os partidos da Assembleia Regional no Funchal expressaram todos ao Presidente da República a preferência pelo dia 22 de setembro, uma vez que fica assegurado o distanciamento com as legislativas.
Legislação Eleitoral para Eleições Legislativas em Portugal e Regiões Autónomas
A Lei Eleitoral indica que as eleições na Madeira devem decorrer “entre o dia 22 de setembro e o dia 14 de outubro” e a data das eleições legislativas deve ser “entre o dia 14 de setembro e o dia 14 de outubro”.
O Presidente da República deve marcar “com a antecedência mínima de 60 dias ou, em caso de dissolução do parlamento, com a antecedência mínima de 55 dias”.
A data das eleições deve ser obrigatoriamente a um “domingo ou feriado”.
Bom dia. Gostaria de saber como fazer para votar antecipadamente, e qual será a data disponível para tal (à semelhança do que aconteceu para as Eleições Europeias).
Muito obrigada